Reprovação na OAB: como a bonsae pode te ajudar a melhorar esses números

Compartilhar:

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma instituição de grande relevância para o cenário jurídico brasileiro. Criada em 1930, ela tem como principal objetivo regular a atividade da advocacia e defender a Constituição Federal, a ordem jurídica do Estado democrático de direito e os direitos humanos. Para que os bacharéis em Direito possam exercer a profissão de advogado, é necessário obter a aprovação no exame da OAB, uma prova temida e, ao mesmo tempo, reconhecida como um dos principais desafios para os futuros profissionais da área. Nesse texto você vai ver como a Bonsae pode te ajudar e diminuir a taxa de Reprovação na OAB

Condira o texto→

Prova da OAB

A Prova da Ordem dos Advogados do Brasil ocorre em duas etapas. A primeira fase consiste em uma prova objetiva com questões de múltipla escolha, abrangendo diversas áreas do Direito, como Civil, Penal, Trabalhista, Constitucional, entre outras. É uma avaliação abrangente que exige dos candidatos um amplo conhecimento jurídico adquirido ao longo dos anos de estudo na faculdade.

A segunda fase é conhecida como prova prático-profissional. Nessa etapa, o candidato precisa redigir uma peça processual e responder a quatro questões discursivas sobre uma área específica do Direito que escolheu no momento da inscrição. Essa fase é mais desafiadora, pois requer não apenas a compreensão das normas jurídicas, mas também a capacidade de aplicá-las corretamente, na prática, demonstrando a habilidade técnica necessária para o exercício da advocacia.

A dificuldade do exame da OAB não está apenas no seu conteúdo, mas também na sua taxa de reprovação. Muitos candidatos enfrentam a prova com preparação intensa, mas nem todos conseguem alcançar a pontuação mínima para aprovação. Esse alto índice de reprovação tem sido alvo de discussões e debates, com opiniões divergentes sobre a pertinência e a qualidade do exame.

Taxas de admissão últimos anos

Conforme a 4.º edição no “Exame da Ordem em Números”, a quantidade de cursos de direito evoluiu consideravelmente. Saímos de 442 cursos para 1203 cursos de direito espalhados pelo Brasil em 2017. Segundo o mesmo material, em 2017 cerca de 113 mil alunos concluíram o ensino jurídico

Mas apenas 40% dos aprovados são bem-sucedidos já na primeira oportunidade.

Você pode conferir o material completo aqui

Mas a prova não é a única iniciativa avaliativa da OAB. O selo OAB Recomenda é uma certificação que reconhece cursos que atendam aos padrões de excelência e qualidade.

Somente em 2018 foram avaliados 1212 cursos.

O selo reflete a estrutura da Instituição em diferentes níveis, por isso, ter um ambiente de ensino que priorize o aluno e o aprendizado profissional é extremamente importante para a manutenção do curso de direito

Bonsae e a aprovação

A Bonsae pode te ajudar a diminuir a taca de reprovação na OAB e ficar mais perto do selo de recomendação ao garantir um melhor desempenho para o seu curso. São diversas ferramentas que extraem o máximo potencial de todas as áreas do seu ensino jurídico, como:

Biblioteca de práticas jurídicas

Um sistema onde os professores podem salvar suas práticas para utilizá-las. Além da própria instituição criar as suas práticas, a própria Bonsae disponibiliza novos materiais em diversas áreas do direito.

Calculadora de prazos inteligente

Desde o momento em que um processo é reconhecido pelo sistema, você recebe sugestões de datas para o atendimento. Desse jeito você mantém os seus prazos organizados para administrar melhor o seu tempo.

Conheça mais sobre a Bonsae e o que ela pode fazer por você. Agende uma demonstração e extraia o máximo do seu curso de direito.

Agende a sua demonstração

Acompanhe a Bonsae no Instagram – bonsae (@bonsaeoficial) • Fotos e vídeos do Instagram

Talvez possa interessar

blog

A importância dos diagnósticos no NPJ

Dentro de um curso de graduação, o diagnóstico é um fator essencial para acompanhar o andamento do estudante no curso. Assim, no Núcleo de Práticas