O Brasil é o país com maior número de faculdades de Direito do mundo. De acordo com o Jusbrasil, ao todo, o país tem mais cursos de Direito do que todos os países do mundo juntos. Atenta às condições da graduação no país, a Bonsae analisou a qualidade dos cursos de Direito em números ofertados em cada região brasileira.
De acordo com a análise, entre os anos de 2010 a 2019, a quantidade de cursos de Direito no Brasil teve um aumento de 47,62%. Ao longo desses 9 anos, a graduação saltou de 947 para 1.398. Isso demandou uma melhora na qualidade e necessidade que as instituições mostrassem um diferencial para se sobressair nesse quantitativo de ofertas.
No entanto, o aumento da procura pela graduação não significou que a qualidade dos cursos de Direito também tenha sido elevada, apesar da necessidade em fazê-lo. A avaliação dos cursos ainda se encontra abaixo do que o recomendado pelo Ministério da Educação (MEC) ao analisar os dados do Enade, do Conceito Preliminar de Curso – CPC e do Exame da Ordem dos Advogados.
Diante disso, para alcançar melhorias no rendimento e a efetividade do curso, é essencial entender quais motivos estão impedindo o crescimento e procura da graduação nas instituições. Foi por isso que a Bonsae preparou um e-book completo com os dados refletidos a partir da análise dos cursos no Brasil ao longo dos últimos 9 anos e o resultado dessa análise pode auxiliar a melhorar a efetividade do ensino jurídico nas instituições de ensino.
Continue a leitura para saber mais →→
Crescimento significativo no número de vagas
Segundo a pesquisa realizada pela Bonsae referente aos últimos 10 anos, também observou-se um crescimento expressivo na quantidade de vagas ofertadas pelas instituições brasileiras. Conforme a pesquisa, o número de vagas para o curso sofreu um crescimento de cerca de 132%.
Esse número se ampliou entre os anos de 2013 a 2015, período em que o MEC suspendeu a criação de novos cursos devido às baixas avaliações das instituições, e segue em crescimento exponencial até o último ano analisado, em 2019. No entanto, a maior disponibilidade de vagas não reflete a sua procura pois, de acordo com a análise, o número de matriculados e ingressantes sofreu significativas alterações nos últimos anos.
Mais cursos, menos procura
Apesar do aumento das vagas, entre os anos de 2018 e 2019, a pesquisa revelou uma queda na quantidade de matriculados e ingressantes no curso de Direito. Das regiões brasileiras, apenas o Norte se manteve constante no número de vagas, enquanto todas as outras apresentaram diminuição.
Em contrapartida aos números baixos de matriculados, entre 2018 e 2019, o quantitativo de concluintes aumentou, chegando a 100.000.
O curso de Direito e a evasão escolar
Outro ponto urgente de atenção baseia-se no número de evadidos no curso de Direito. Assim como a queda na quantidade de matriculados e ingressantes, a evasão no curso também apresentou números significativos de crescimento.
A evasão na graduação começou a dar os primeiros sinais de elevação já em 2014, apresentando diminuição apenas em 2017. Considerando todas as regiões brasileiras, entre 2018 e 2019, somente o Sul apontou queda no número de evadidos, voltando a apresentar crescimento logo após.
Esse crescimento caracteriza uma falha na qualidade dos cursos de Direito do Brasil, demandando que as instituições redobrem a atenção e a estrutura dos cursos. Ou seja, a graduação carece urgentemente de melhorias tanto para diminuir as taxas de evasão quanto para a própria formação de profissionais capacitados.
A qualidade dos curso de Direito no Brasil através dos números
Para ter acesso aos dados completos analisados pela Bonsae, basta baixar o e-book ”Os cursos de Direito ofertados no Brasil em números”. Através deste material, é possível analisar o desenvolvimento do curso ao longo dos anos em cada região brasileira.
Baixe agora mesmo o seu e-book:
Os cursos de Direito ofertados no Brasil em números
Continue a leitura e saiba como melhorar o rendimento do curso de Direito a partir das ferramentas da Bonsae.
Como aprimorar a efetividade do curso e diminuir a evasão escolar
Uma das dificuldades apresentadas pelas instituições de ensino com curso de Direito é como melhorar o rendimento do curso e assim diminuir as taxas de evasão. A implementação de práticas jurídicas desde o primeiro semestre é uma forma de enriquecer a graduação. É por isso que a Bonsae desenvolveu uma plataforma com diversas ferramentas para melhorar a capacidade dos cursos de direito no Brasil.
A partir da plataforma, é possível aplicar de forma efetiva as Práticas de ensino dentro do Núcleo de Práticas Jurídicas da instituição. Agende uma demonstração com a Bonsae e melhore a efetividade e rendimento do seu curso agora mesmo.