Com pelo menos 1.500 graduações em Direito, o Brasil é, disparado, o país do mundo com mais cursos na área. Pensando nisso, é preciso levar em consideração que existe também um alto nível de concorrência entre as Instituições de Ensino Superior (IES).
Para se destacar nesse mercado tão amplo, é preciso ter diferenciais fortes, uma comunicação clara, que gere identificação e proximidade. Vamos falar um pouco sobre como fazer isso na prática. Leia até o fim!
O que é a captação de alunos?
Captar alunos nada mais é do que atraí-los para a sua IES. Para isso, você precisa mostrar o potencial do seu curso, as suas qualidades e, principalmente, os seus diferenciais. O que aluno ganha escolhendo a sua instituição e não o seu concorrente?
São esses diferenciais que vão fazer com que ele efetive a matrícula. Para isso, é essencial entender quais são os fatores que fazem diferença na vida do aluno e considerar o contexto em que a IES está inserida, seja região, metodologia de ensino, estrutura física e intelectual, entre outros aspectos.
Como fazer a captação de forma eficiente?
Para tentar alcançar o máximo de futuros alunos, além de entender o que ele quer, é indispensável ter uma estratégia consistente de posicionamento de marca. Assim, é possível oferecer ao estudante argumentos suficientes para convencê-lo a estudar na sua IES. Da mesma forma, o estudante consegue convencer os seus pais ou responsáveis de que aquela é, realmente, a instituição ideal para cursar Direito.
Estratégias de indicação de amigos também podem aumentar as chances de matrícula. No entanto, lembre-se: os alunos falam por eles mesmos. Então mantenha as expectativas muito bem alinhadas com a real situação da sua instituição. Tudo isso auxilia nas boas impressões e no impacto positivo sobre os futuros alunos.
Qual é o melhor momento para a captação?
Geralmente os melhores momentos são alguns meses antes da abertura das inscrições dos vestibulares e costumam durar até pouco depois do fechamento. Contudo, o planejamento precisa ser feito com antecedência para que tudo esteja bem alinhado com a equipe responsável pelo marketing e pelo comercial da IES.
Depois disso, é necessário ver como foi a recepção das campanhas, corrigir o que precisar e aprimorar o que deu certo.
Como a evasão nos cursos de Direito afeta a captação
Além da captação, é indispensável ter estratégias efetivas de retenção. Sabendo que o curso de Direito tem uma das maiores taxas de evasão, isso se torna ainda mais importante.
Segundo o Censo da Educação Superior, a evasão junto aos cursos de Direito ofertados no Brasil por IES privadas teve um aumento de quase 59% entre os anos de 2010 a 2019.
Como práticas jurídicas podem auxiliar no engajamento?
Ter contato com a prática é, de longe, o maior desejo de todo aluno. Quando se fala no curso de Direito, então, essa expectativa aumenta, o que pode causar frustração nos primeiros períodos, em que são vistas apenas matérias teóricas.
Nesse sentido, o contato do aluno com práticas jurídicas é indispensável para retê-lo na graduação. Da mesma forma, ao vivenciar o cotidiano da advocacia, surgem as afinidades com matérias e áreas específicas do direito
Durante a prática, o estudante tem a oportunidade de expandir competências de atendimento ao público, redação de peças processuais, mediação e negociação. Com efeito, nos cursos de Direito, essas práticas costumam ser gerenciadas por Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJs).
A Bonsae é uma plataforma centralizada de gestão acadêmica e de Núcleos de Práticas Jurídicas. Assim, ela conta com uma biblioteca de práticas que pode ser aplicada desde o 1º período da graduação. Isso ajuda na identificação do estudante com as matérias, reduzindo taxas de desistência e evasão.
Comece a otimizar o seu trabalho hoje!
Quer saber com implementar a Bonsae na sua IES? Clique aqui e agende uma demonstração!
Ou clique aqui e fale direto com um de nossos representantes.
Acompanhe todas as novidades sobre a Bonsae em nosso instagram – bonsae (@bonsaeoficial) • Fotos e vídeos do Instagram