Por trás de todo conteúdo acadêmico e estrutura de um curso de ensino superior existe uma coordenação que está sempre atenta ao que acontece dentro do contexto do curso e nos vários pilares que sustentam a organização. O curso de direito precisa estar alinhado com todas as frentes e núcleos que constroem o conteúdo programático estabelecido. Confira o post completo e entenda como é composta a coordenação do curso de direito.
Coordenação do curso de direito
É através da coordenação do curso que o projeto pedagógico é executado. O coordenador está a par das funções políticas, acadêmicas e institucionais que envolvem o curso de direito como um todo. Como a formação no curso de direito é necessária, o coordenador do curso possui familiaridade com os processos que estão sob a sua responsabilidade.
As funções da coordenação do curso podem se dividir em alguns pilares, como:
- Funções acadêmicas
Dentro desse setor estão os assuntos relacionados diretamente ao ensino e a relação docente x discente. Estão nas atribuições: gestão da matriz curricular e planos de ensino; planejamento de ensino voltados para o campo científico, tecnológico e cultural; qualidades de ensino e relação do corpo docente.
- Funções institucionais
Nesse setor a coordenação deve olhar para o curso como uma instituição, onde cada engrenagem é necessária para manter um bom desempenho e funcionamento do curso de direito. Tendo isso em vista, a coordenação é a responsável pelo desempenho do aluno no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
- Funções políticas
Podemos entender as funções políticas como a relação da coordenação à frente da Instituição de Ensino Superior (IES). Eventos promovidos pelo curso e o engajamento do corpo acadêmico também estão nas competências políticas da coordenação.
Comissão Permanente de Avaliação
O objetivo da Comissão Permanente de Avaliação – CPA – é ter uma visão ampla da instituição e a partir de uma visão alinhada aos pilares do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, conseguir identificar problemas e reforçar pontos positivos. Para que o processo transcorra de forma satisfatória, é necessário organizar os pontos a serem avaliados.
Um curso de Direito é um curso amplo, com disciplinas teóricas e práticas que exigem muita organização. A CPA da instituição também deve considerar o plano de desenvolvimento da instituição para organizar e orientar cada etapa que compõe o currículo.
Plataforma e Possibilidades
A coordenação do curso de direito tem o papel crucial de ter uma visão detalhada do curso dentro dos setores políticos, acadêmicos e institucionais. Mesmo com uma ótima equipe esse trabalho pode ser massante por conta da complexidade de dados a serem analisados
A Bonsae é uma plataforma que facilita os processos do curso de direito e que também é capaz de gerar relatórios que concordem com as particularidades de cada instituição. Com o sistema Bonsae a coordenação do curso têm acesso ao Diagnósticos – BI (business intelligence) – Análise em números, com mineração de dados e visualização em gráficos, para possibilitar uma visão estratégica de todos os dados de atendimentos, ações judiciais, práticas realizadas por aluno, professor e mais.
Agende uma demonstração e conheça as facilidades que o curso de direito pode te proporcionar.
Acompanhe todas as novidades sobre a Bonsae em nosso Instagram – bonsae (@bonsaeoficial) • Fotos e vídeos do Instagram