O Senado lançou uma campanha de esclarecimento sobre as chamadas fake news em todos os seus veículos. Com o slogan “Notícia falsa se combate com boa informação”, a iniciativa mostrará como reconhecer uma informação falsa sobre o Congresso Nacional, e como o cidadão pode ajudar a impedir que uma notícia inverídica se espalhe.
Como será a campanha
As peças publicitárias serão publicadas no portal de notícias e no Jornal do Senado, e veiculadas na Rádio Senado e na TV Senado ao longo de suas programações. As redes sociais da Casa também divulgam as peças. Todo o conteúdo terá perfil de serviço de utilidade pública, com dicas e sugestões. Nas primeiras peças, os próprios jornalistas do Senado fazem o chamamento à sociedade.
Para o presidente Davi Alcolumbre, a campanha é uma ferramenta a mais de gestão democrática. — Na guerra contra as notícias falsas, que são maldosamente criadas para confundir a opinião pública, o Senado está fazendo sua parte. Além de uma cobertura jornalística completa e imparcial, promove agora peças de utilidade pública, lembrando ao cidadão que ele conta com os veículos oficiais para acompanhar o que acontece na vida política brasileira e para não se deixar enganar.
Sempre confiar em fontes oficiais
Toda a estrutura de comunicação do Senado está mobilizada. Vale ressaltar que a campanha foi feita com recursos da própria estrutura do Senado e, portanto, sem custos adicionais para o contribuinte. As peças da campanha insistem na ideia de que o mais importante é nunca compartilhar uma informação sem ter certeza de que é verdadeira. E que os veículos e redes sociais do Congresso Nacional são fontes confiáveis para conferir notícias sobre projetos, votações, senadores e deputados. São eles:
www.instagram.com/senadofederal
www.facebook.com/SenadoFederal
Fonte: https://www12.senado.leg.br/assessoria-de-imprensa/releases/senado-lanca-campanha-contra-fake-news