Seu aluno como protagonista: como melhorar o rendimento dentro e fora da sala de aula

Compartilhar:

A educação jurídica é um desafio tanto para os professores quanto para os alunos. No entanto, é essencial que a instituição permita que o aluno assuma o papel de protagonista em seu próprio aprendizado. Ao fazer isso, ele pode melhorar seu rendimento não apenas dentro da sala de aula, mas também fora dela. No texto de hoje, exploraremos estratégias para ajudar os alunos de direito a se tornarem protagonistas de seu próprio processo educacional, maximizando seu aprendizado e desempenho acadêmico.

Confira o post completo →→

Protagonismo Discente

O maior patrimônio de uma instituição de ensino superior é o aluno. É ele quem dá sentido à missão de ensinar e agregar valor ao capital humano. Ele deve ser encarado como o ponto principal de uma instituição de ensino. O acompanhamento de cada aluno de forma individual e específica é responsável pelo desenvolvimento pessoal e profissional desse individuo.

Defina metas claras

O primeiro passo para melhorar o rendimento acadêmico é estabelecer metas claras e realistas. Os alunos devem definir objetivos de curto e longo prazo para si, como conquistar uma boa nota em uma determinada disciplina ou concluir um projeto de pesquisa. Essas metas ajudarão a direcionar o foco e a motivação do aluno. Porém, isso não é responsabilidade apenas do discente. O curso deve oferecer objetividade em suas demandas e mecanismos para que essas sejam monitoradas individualmente. Dessa forma é possível acompanhar o desenvolvimento do aluno durante o período de aprendizagem.

Acompanhamento individualizado de demandas

A prática é o que leva o aluno a entender de fato como funciona a realidade do curso de direito, porem é a teoria que dá base para que o conteúdo absorvido seja posto em ação. Isso pode ser absorvido por meio das tarefas executadas durante a graduação do curso de direito.

Seja através do Núcleo de Práticas Jurídicas, aulas práticas ou casos simulados, o aluno está sempre em contato com os fundamentos do direito e isso deve ser avaliado. Mas como metrificar o desenvolvimento. Uma das opções é buscar alternativas para sofware de gerenciamento acadêmico…

Mas como escolher o melhor software para direito?

O sistema deve contar com ferramentas que estejam interligadas com os parâmetros da Instituição de Ensino Superior, como:

  • Biblioteca de Práticas – Um acervo digital com práticas que podem ser utilizadas ou criadas pela própria instituição para utilização em toda extensão do curso.
  • Diagnósticos personalizados – Uma plataforma capaz de atender a solicitação de dados que possam te ajudar a entender o contexto do curso de forma geral ou especifica.
  • Controle de movimentação – Total controle sobre as diversas movimentações de processos.
  • Agenda inteligente – uma agenda conectada com os mais variados prazos. Assim você sempre está inteirado com o prazo de todas a demandas.

 

E onde encontrar um software de gerenciamento acadêmico que atende esses pontos?

 

Bonsae e o protagonismo Discente

Com o sistema Bonsae o curso de direito está munido de diversas ferramentas que ajudam na gestão de demandas e processos. Agende uma demonstração e conheça mais da plataforma que vai te ajudar a alcançar o máximo potencial da sua Instituição de Ensino.

Agende uma demonstração

Acompanhe a Bonsae no instagram – bonsae (@bonsaeoficial) • Fotos e vídeos do Instagram

Talvez possa interessar

blog

A importância dos diagnósticos no NPJ

Dentro de um curso de graduação, o diagnóstico é um fator essencial para acompanhar o andamento do estudante no curso. Assim, no Núcleo de Práticas